Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Calábria - terra de heróis

Sempre houve duas Itálias: a do Norte e a do Sul. Uma industrial, outra agrícola. São pessoas de origens diferentes, de dialetos diferentes, de costumes diferentes, de tradições diferentes, embora sejam todos Italianos. Meus ascendentes do lado materno vieram do norte da Itália (sobrenome Miorin), mas os do lado paterno são do sul da Itália (sobrenomes Addeo, Addeu, Naddeo e Nadeu).

Meus mais distantes parentes ancestrais do lado paterno vieram do antigo Reino de Nápoles e da Régia Calábria, segundo consta na tradição familiar. Também houve quem viesse de Florença, Milano e algumas outras cidades para se casarem com os mais do sul, segundo consta no R.P. (Registro Parrocchiale – registro da Paróquia Católica da Itália).

O sul da Itália já chegou a se chamar “Magna Grécia”, porque no início haviam muitas cidades gregas, fundadas pelos gregos, e que depois acabaram entrando em conflito com os romanos que quiseram dominar todo o sul da península. Mas mesmo assim muitos gregos permaneceram no sul da Itália. Junto com os gregos vieram também os turcos, árabes, bizantinos e mais tarde, com as guerras na Albânia, vieram os Albaneses. Vejamos um pouco dessa história maravilhosa.

A Reggio Calábria era uma cidade próspera dos gregos e, posteriormente, um aliado de Roma. Depois se tornou uma das grandes metrópoles do Império Bizantino e estava sob o domínio dos árabes, normandos, suábios, o Anjou e os aragoneses. Ela foi destruída por vários terremotos em 1562 e 1783. Tornou-se parte do Reino de Nápoles e o Reino das Duas Sicílias e depois passou para o Reino da Itália. Em 1908, sofreu a destruição de outro terremoto e do tsunami. Foi parcialmente danificada pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Cresceu muito durante o século XX, sendo hoje em dia ponto turístico na paisagem mediterrânea.

A Calábria, ninho de antigas civilizações foi o lugar que deu o nome a toda península sendo que antigamente era chamada Itália somente a Calábria para honrar seu rei: Ítalo.

Uma terra onde convivem mar e montanha, oferecendo ao turista oportunidade de visitar lugares verdadeiramente únicos e imersos em uma cultura milenar.

O sistema montanhoso da Calábria faz parte dos Appenninos e divide-se em três partes principais tombadas com três parques nacionais: Pollino, Sila e Aspromonte.

A principal planície é a de Sibari que se abre na baía de Taranto, entre cabo Spulico e o cabo Trionfo.

No interior da Calábria estão espalhadas muitas aldeias, normalmente situadas nos cumes das colinas e rodados para as típicos cultivos mediterrâneos.

A orla da península conta com aproximadamente 800km: onde metade é banhada pelo Mar Tirreno e a outra metade pelo Mar Jônico.

O patrimônio artístico é muito rico com palácios, igrejas, castelos, zonas arqueológicas e obras de arte consideráveis como os Bronzes de Riace, as telas de Mattia Preti e o monumento Bizantino mais famoso da região, a encantadora Cattolica de Stilo.

O patrimônio artístico da região entrelaça-se com uma produção artesanal que abrange escultura de madeira, cerâmica, manufatora de ouro, de ferro forjado e pedra.

São muitas as festas populares com produtos típicos como os cogumelos, as castanhas e colheita da uva.

Enfim vale a pena recordar os pratos típicos genuíno e de grande originalidade, fruto de uma mistura de tradições diferentes que incluem aquelas das comunidades gregas e albanesas que até hoje vivem nesta região mantendo vivos o idioma e os hábitos.

Vale lembrar que a Calábria é terra de heróis, pois quando Napoleão Bonaparte derrubou o Rei de Nápoles para colocar em seu lugar o seu irmão José Bonaparte, apesar de todos os Italianos terem lutado contra esse revolucionário, foram os calabreses que fuzilaram José Bonaparte. Vide:

fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reggio_di_Calabria
http://www.portalitalia.com.br/regioes/subregioes.asp?idreg=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário