Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Felice Addeo ou Agostino Felice Addeo? Um Bispo na família

Há 102 anos atrás, no ano de 1913, o grande Papa São Pio X, nomeou Monsenhor Agostino Felice Addeo como Bispo de Nicósia (Enna - Itália), que na época tinha apenas 37 anos de idade e era o mais jovem Bispo italiano, cargo que deixou no ano de 1950 (aos 75 anos de idade). Aposentou-se na Cúria dos Agostinianos por via do Santo Oficio de Roma, cidade onde teve a amizade de Monsenhor Montini (futuro Papa Paulo VI). Acabou falecendo 7 anos depois com 81 anos de idade, aos 07 de fevereiro de 1957. Era o orgulho e a dignidade do Episcopado Siciliano.

Embora essa informação possa ser encontrada em livros, ainda não se fez a homenagem merecida a esse Bispo de uma personalidade extraordinária como religioso e como cientista.

Em primeiro lugar, é necessário ter em vista que o Papa São Pio X foi um dos maiores santos do início do século XX. Exerceu seu pontificado do ano de 1903 até a data de sua morte no ano de 1914. Ser nomeado Bispo por um Papa santo é uma honra sem igual, mas para isso, era preciso que nosso Bispo Addeo tivesse muitas virtudes. E ele as tinha.

Quem foi o Bispo Monsenhor Agostino Felice Addeo?

FELICE ADDEO nasceu aos 17 de maio de 1876 em Vico di Palma, diocese de Nola, região da Campânia, Província de Nápoles. Seus pais deram-lhe o nome de Felice merecidamente, pois desde sua mais tenra infância, o menino tinha índole dócil e era muito humilde. Não decepcionou aqueles que diziam que um dia ele seria Bispo. Fez seus estudos elementares em sua aldeia natal. Ao se tornar um jovem, começou o estudo do ensino médio (ginásio) na Ordem de Santo Agostinho, onde ingressou como noviço. Aos 07 de dezembro de 1890, vestiu o hábito de Santo Agostinho, ganhando a confiança de seus superiores, pois era um religioso que observava as regras da ordem, era piedoso e praticava a pobreza. Fez sua profissão e seus votos em 29 de junho de 1892, recebendo o nome de “Agostinho” (em homenagem a Santo Agostinho), passando a se chamar Padre AGOSTINO FELICE ADDEO.
 
Com seu exemplo e com sua palavra ensinava a vida perfeita a toda a comunidade religiosa. O que mais realçava nele era sua pureza, sua inocência e sua firmeza nas regras da vida monástica. Pelas suas virtudes era amável com todos.

Quando se formou, fez um exame brilhante, sendo nomeado Lettore em Filosofia em 1899. Foi professor de Ciências Físicas e Químicas no Colégio de Viterbo. Foi também um profundo investigador e especialista dos mistérios da natureza. Ele deu prova de sua ciência num livrinho impresso em 1903, em Viterbo, chamado “A previsão do Tempo”, onde vemos a clareza de idéias e a precisão de investigação, a perspicácia das observações e as genialidades das hipóteses. Em outra brochura importante, embora por outro campo, escreveu sobre artes. Destacou-se nos estudos feitos e recebeu o título de Mestre em Teologia alcançando o posto acadêmico mais alto na Ordem.
 
Foi escolhido para ser o Prior no convento da Santíssima Trindade de Viterbo (região do Lácio – Italia), conhecida como “cidade dos Papas”. Mais uma vez, com sua modéstia e bondade, simplicidade e prudência, era respeitado por todos. O esplendor das virtudes robustas não podia mais ser escondido, e todos o admiravam.

Dizia Massimo Onofri: O próprio sobrenome já diz tudo “Addeo” que quer dizer em latim “ad Deo” para Deus. Teve sua vida dedicada ao serviço de Deus.

No ano de 1913 o Papa São Pio X o nomeou Bispo de Nicosia (Enna, Itália).

O Santo Padre Pio X, de santa memória, precisava de um homem manso e humilde para ser enviado à Diocese de Nicósia na Sicília e seu olhar atento descansou no jovem agostiniano. Em 13 de maio 1913 elegeu-o como Bispo de Nicosia, sendo consagrado pelo próprio Secretário de Estado de Sua Santidade, o Cardeal Mery Del Val, na suntuosa Igreja de Santo Agostinho em Roma. Nessa época o jovem Bispo tinha apenas 37 anos de idade. Todos os Agostinianos se alegraram com tal nomeação merecida.

Monsenhor Addeo, como um bom pastor, tomou posse de sua diocese e endereçou ao Clero e aos fiéis uma carta pastoral. Desejava fundar um seminário, erigir uma residência, criar focos de Ação Católica, casas religiosas e obras de piedade.

Monsenhor Addeo ensina tudo: Italiano, Latim, Francês, ciência, matemática, filosofia, teologia, moral, lei, diplomacia, arquivista, eloqüência, tudo...

Busca casas religiosas para estabelecer jardins da infância, mosteiros Agostinianos, Franciscanos, Capuchinhos. Pensa em fundar Associações Pias de Catecismo, também para as vocações eclesiásticas, dá incremento a todas as associações Ação Católica.

Ganha o respeito de todas as autoridades civis e religiosas. É nomeado pelo Governo como Comendador da Coroa da Itália e ganha uma cruz peitoral de ouro em troca da sua que era de metal.

EM GENAZZANO:

Ocorreu um fenômeno extraordinário na Cidade de Genazzano, próximo a Roma. Noticias de vários milagres. Quem deveria investigar? Quem deveria recolher os inúmeros milagres lá havidos e que ainda existem até hoje?
Não poderia ter sido outro senão Monsenhor Addeo.

Quem não ouviu falar de Nossa Senhora do Bom Conselho? A história se encontra em vários lugares na internet.

Uma pintura de Nossa Senhora lindíssima e antiqüíssima que havia sido feita no reboco de uma parede na Albânia se desprendeu e milagrosamente flutuou no céu e atravessou o Mar indo parar nas cercanias de Roma na Itália. Foi seguida por dois albaneses: Gjorgji e De Sclavis.

Numa cidade próxima de Roma - Genazzano - a viúva Petruccia e toda a população local estava reunida para festejar a festa de São Marcos (25 de abril), quando viram o estupendo milagre: O quadro de Nossa Senhora descendo do céu com uma nuvem. Daí por diante foi conhecida como Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano.

Além dos milagres, a imagem por si mesma é extraordinária, pois ela desde o século XV permanece como que suspensa no ar, sem moldura ou fixação, afastada da parede cerca de três centímetros, apenas parcialmente tocando uma base em sua borda inferior. Relatos diversos afirmam ainda que a fisionomia da Virgem muda de acordo com certas circunstâncias. No decorrer dos anos, milhares de peregrinos chegaram ao local ocorrendo inúmeros e incontáveis milagres. Uma das pessoas responsáveis em recolher os depoimentos e narrar os quase infinitos milagres foi um Bispo da Ordem dos Agostinianos: Monsenhor Agostino Felice Addeo.

Consta na Associação Histórico Cultural Santo Agostinho o seguinte:

Dom Agostino Felice Addeo publicou uma importante coleção de documentos (a primeira parte do volume XX do Anuário Agostiniano (Analectos Augustiniana) da página 1 até 140), sobre Nossa Senhora do Bom Conselho de Gennazano. Sem contar os inúmeros boletins de devoção que ele publicou, de vários lugares, que mostram uma luz sobre o assunto Nossa Senhora do Bom Conselho de Gennazano.

__________________________________________________

ESCRITOS DE MONSENHOR AGOSTINO FELICE ADDEO

Scritti:

La previsione del tempo. Viterbo, Tip. Donati e Carlini, 1903, in 4°.

Su un affresco rappresentante il B. Giacomo Agostiniano, Arciv. di Napoli ed altri dipinti mural i scoperti nel Refettorio del Convento della SS.ma Trinità in Viterbo. Viterbo, Tip. Agnesotti, 1910, in 8°.

Prima lettera pastorale ai suoi diocesani. Roma, Tip. Poliglotta Vaticana, 1913, pp. 18.

Il primo dovere della vita spirituale. Lettera pastorale per la Quaresima del 1914. Nicosia, Tip. ed. del Lavoro, 1914, pp. 21.

Per la Dottrina Cristiana ai fanciulli. Lettera pastorale nella Quaresima 1915. Nicosia, Tip. ed. del Lavoro, 1915, pp. 22.

La mia prima visita pastorale. Lettera per la Quaresima 1916. Nicosia, Tip. ed. del Lavoro, 1916; pp. 23.

Dalla croce pende la salvezza nostra. Lettera per la Quaresima 1917. Ib. iisdem Typ. 1917.

Gerusalemme urbe celeste e beata visione di pace. Lettera Pastorale per la Quar. 1918. Ib. Iisdem Typ. 1918, pp. 20.

Il nuovo codice nel centenario del Vescovato. Pastorale per la Quares. del 1919. Ibidem, iisdem Typ., 1919, pp. 15.

Vangeli festivi con brevi considerazioni da esporsi ai fedeli durante la Messa. Ibidem, iisd. Typ. 1919, pp. 120.

I Diritti di Dio. Pastorale per la Quaresima 1920. Ibidem, 1920, pp. 19.

Il Sacramento dell'Amore. Pastor. per la Quares. 1921. Ibidem et iisdem Typ. 1921, pp. 21 et in suo «Bollettino Ecclesiastico» an. VII-VIII.

Il Dono di Dio per i Fedeli e gl'Infedeli. Pastorale per la Quaresima del 1922. Ibidem, iisdem Typ., 1922.

La Religione. Lettera Pastorale. 1923, Ibidem, et iisd. Typ. 1923.

La Divina Liturgia. Lettera Pastorale 1924. Ibidem, et iisd. Typ. 1924.

Il Giubileo dell'Anno Santo, 1925. Ibidem, et iisdem Typ. 1925.

La fede. Lettera Pastorale per la Quaresima 1926. Nicosia, Tip. Edit. del Lavoro, 1926, in 8 pp. 19.

La fede agli infedeli. Lettera Pastorale per la Quaresima 1927. Nicosia, ibidem, 1927, in 8 pp. 26.

S. Agostino nel XV centenario della sua morte (430-1930). Lettera Pastorale. Nicosia, Tip. Ed. del Lavoro, 1929, in 8 pp. 86.

L'Eucaristia e S. Agostino. Lettera Pastorale. Nicosia, ibidem, an. 1931, in 8 pp. 25.

Il Corpo di S. Agostino Vescovo e Dottore nella Basilica di S. Pietro in del d'oro in travia. Opusculum editimi in «Bollettino Storico Agostiniano» an. VIII ed IX atque alia.

Madonna del Buon Consiglio, Miracoli

Raccolta di documenti (Costituiscono la prima parte del vol. XX di Analecta Augustiniana da p. 1 a 140).

Numerosi bollettini di devozione

FONTES:

NOSSA SENHORA DOS ANJOS pelo PP. AGOSTINIANI em Cassano Murge (Bari) - ANO IX - N.7-8 julho-agosto 1938
Mons. Br Felice Addeo Agostino no 1º Episcopal Jubileu
P. Domenico Prisco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário