Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

sábado, 25 de maio de 2013

O Jogo de Malha e os Imigrantes Italianos


Quando eu era menino, ia com meu pai ou meu avô num campo próximo de minha casa ver o jogo de malha. Meu pai chegou a jogar malha algumas vezes e meu avô paterno, João Addeo (antes era Addeu), que era um excelente artesão em metais, construiu um jogo de malhas particular.

Eu gostava muito de ver aqueles discos de metal brilhante deslizando e girando de forma interessante sobre uma mistura de pó meio avermelhado parecendo areia bem fina que tinha no campo de malha. Cada qual tinha sua arte em fazer o lançamento dos discos e faze-los chegar ao seu destino com elegância e precisão.

Foram os italianos que trouxeram para o Brasil o jogo da malha, segundo consta na história da imigração. Você conhece “Malha”?

Malhas são discos feitos em aço tendo o diâmetro de 9 centímetros no mínimo e 11 centímetros no máximo. Devem ter os seus pesos entre 600 e 800 gramas. Também são obrigadas a ter uma forma mais grossa no centro e mais fina nas bordas (135 milímetros no centro).

No jogo há dois pinos, um de cada lado do campo, que podem ser de madeira de forma cilíndrica, com 18 centímetros de comprimento com ponta cônica arredondada, e 3 centímetros de diâmetro.

O Campo onde se joga malha é retangular e tem 36 metros de comprimento por 2,5 metros de largura (que é o campo interno). Tem também um espaço de dois metros (interno) para cada jogador para o arremesso da malha. O espaço entre os dois pinos deve ser de 34,30 metros.

O campo deverá ter seu piso revestido com material que possibilite o perfeito deslizamento das malhas.

Pode ser jogado entre duas pessoas ou mais. Os jogadores lançam os discos que vão deslizando no campo até atingir o pino do adversário podendo derruba-lo ou somente se aproximar dele. No caso de apenas aproximar, ganha os pontos a malha que adentrar o circulo onde está localizado o pino e se aproximar mais dele. Se derrubar o pino, o jogador ganha 4 pontos. Se dentro do círculo tiver maior aproximação do que seu adversário, ganha apenas 2 pontos. Se não derrubar o pino e nem adentrar no círculo, não ganha pontos.

Quando se joga apenas com duas pessoas, uma de cada lado, cada jogador joga duas malhas de cada vez. Revezando-se, são seis jogadas para cada jogador.

Quando se joga em dupla, os jogadores também jogarão duas malhas por vez, revezando-se. Porém somente será considerada uma jogada, depois de todos terem jogado.

Fonte do texto: Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto retirada da internet, desconheço o autor.

Um comentário:

  1. Meus Parabéns...
    Gostaria aqui de deixar o meu texto sobre o Esporte da malha...
    MALHA
    “Cotidiano do brasileiro”
    O cotidiano do brasileiro não é fácil.
    Fatores como trabalho, os estudos e a família costumam tomar todo o nosso tempo e desta maneira, ficamos sem tempo disponível para nós mesmo.
    Porém, apareceu o Esporte da malha que é importante para que nos mantenhamos física e moralmente saudável.
    É nesse contexto que surge o nosso passatempo, onde buscamos o Esporte da malha que nos estimula a ser e ter tempo para nós mesmo...
    Texto de Edgard Martins (Vô ED)

    ResponderExcluir