Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O trem dos imigrantes

Os imigrantes desembarcavam no porto de Santos e subiam a serra de trem até a estação onde ficava a albergaria (Casa do Imigrante).

Você também pode andar no trem a vapor como os imigrantes andaram. No Memorial do Imigrante (antiga Casa do Imigrante), o visitante tem a oportunidade de fazer uma viagem de volta ao passado e reviver o início do século XX nos passeios de bonde e maria-fumaça. Na rua da Casa do Imigrante há um bonde em pleno funcionamento que todos podem ter acesso.

A estação ferroviária foi recriada no local para ambientar o percurso que vai até a Rua da Mooca. Foram reconstituídos o carro-bagagem, o carro de passageiros de segunda classe, de 1900, e um outro de primeira classe, de 1914, da antiga São Paulo Railway.

Para receber os imigrantes, foi inaugurada, no final do século XIX, uma hospedaria no bairro do Brás (Capital de São Paulo). Essa hospedaria, que também chamava-se Casa do Imigrante, hoje está transformada num belo Memorial com um acervo enorme de fotos, documentos e objetos antigos. Também encontramos na Casa do Imigrante muitas festas, comidas e trajes típicos. Há projeção de vídeo e venda de livros sobre a imigração. No local há o Centro de Pesquisa e Documentação, o Núcleo Histórico dos Transportes e o Núcleo de Estudos e Tradições. Reúne os registros de todos que passaram por ali, listagens que contabilizam mais de 60 etnias. O acervo contém cerca de mil fotografias, livros e revistas. Documentos de 1882 a 1907, 22% do total, já foram informatizados. Se você tem sobrenome estrangeiro pode pesquisar em pouco segundos a história dos seus ancestrais. Ou ainda pedir ajuda ao grupo de especialistas que buscam as informações manualmente.

Fonte:
Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Mooca - Zona Leste (Metrô Bresser)
Tel.: (11) 2692-1866

Nenhum comentário:

Postar um comentário