Minha avó materna Rosa Nadeu e minha Mãe, sempre compravam Finocchio na feira. Na época, os feirantes entendiam o que essa palavra queria dizer, pois alguns deles eram italianos ou descendentes. Eu também gosto muito de finocchio (se pronuncia: finóquio), refrescante e de sabor especial. Encontrei uma noticia interessante, que transcrevo aqui, indicando no final, os devidos créditos:
Das coisas que os italianos adoram – Finocchio
Há certos ingredientes que não faltam na cozinha de um italiano. Sempre haverá, por exemplo, azeite de oliva, ervas frescas, tomate, alho e pimenta. Bem, esses itens deveriam morar em toda cozinha de quem gosta de comer bem.
Mas há outros que surpreendem quem foi criado no país do arroz e feijão. Um deles é o funcho, também chamado de erva-doce. Finocchio, em bom italiano. A hortaliça está longe de ser uma raridade por aqui, mas na Itália ela é consumida com mais naturalidade. E não estamos falando só das folhas.
Lá, utiliza-se muito o bulbo da planta cru em saladas ou como ingrediente de assados. O funcho é extremamente aromático e as camadas sobrepostas do bulbo têm uma textura crocante. O sabor, refrescante, é bem parecido ao das balas de funcho vendidas em potinho (lembrou?).
Artigo escrito pela jornalista Mariana Furlan para o Blog dedo de moça.
http://wp.clicrbs.com.br/dedodemoca/2010/07/20/das-coisas-que-os-italianos-adoram-finocchio/
A jornalista Mariana Furlan, editora assistente do caderno de Gastronomia do Jornal de Santa Catarina, estende para o mundo virtual as dicas, receitas e novidades da coluna Dedo de Moça. Mesmo sendo uma aprendiz na cozinha, ela não troca um bom jantar por programa nenhum do mundo.
Pois eu conheci o finocchio quando vim morar aqui na Puglia. Nos supermercados em Porto Alegre não vendem. Agora virei fã!
ResponderExcluirLegal o blog, muito bacana ter tantas informações sobre os antepassados. Tanti saluti!
Agradeço o comentário. Aqui, na Capital de São Paulo, é fácil encontrar finocchio nas feiras livres ou horti-frutas.
ResponderExcluirNa Calábria se usa as flores do finocchio para tempero. O aroma e sabor é algo de muito agradável ao paladar! Meu marido é filho de pai calabres e sempre vamos a Itália. Impossível não trazer na bagagem essa deliciosa especiaria. As flores são colhidas após o inverno.
ResponderExcluir