Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Reino de Nápoles


Do Norte da Itália vieram meus ascendentes de sobrenome Miorin e Doratiotto (Região do Vêneto). Também tenho parentes que vieram da Região de Friuli Venezia Giulia (ainda Norte da Itália).

Porém do meu lado paterno, a familia antiquíssima e medieval dos Donaddeo, depois deu origem a dois ramos gigantes e tradicionais: Os Naddeo (depois: Nadeo; e depois já no Brasil: Nadeu); e os Addeo (que no Brasil se dividiu em outros dois grandes grupos: Addeo e Addeu). Sou descendente tanto dos Nadeu quanto dos Addeu - parentes entre sí do grande grupo familiar medieval Donaddeo. Esta parte familiar pertenceu ao sul da Itália ao Grande Reino de Nápoles.

O Reino de Nápoles foi na Idade Média um Reino riquíssimo e de vasto Império, sabendo-se que o Rei de Nápoles, sendo muito católico, dava grandes somas de dinheiro como donativo para as Cruzadas.

O Reino de Nápoles foi um Estado que existiu, com alguns intervalos, do século XIII ao século XIX, cujo território abrangia as atuais regiões italianas da Campânia, Calábria, Puglia, Abruzzo, Molise, Basilicata, e alguns territórios do atual Lácio (Gaeta, Cassino, e áreas atualmente na província de Rieti, como Cittaducalle, Amatrice, Cicolano, etc.)

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_N%C3%A1poles

Teve origem na antiga cidade grega de Neapolis. Foi conquistada pelos romanos no século IV AC. No século VI, passou para domínio bizantino e, no século VIII, constituiu-se em ducado independente. Em 1139, passou a pertencer ao Reino da Sicilia. A universidade foi fundada em 1224. Passou a ser, no final do século XIII, a capital do reino. Em 1282, passou para a coroa de Aragão, sendo denominado Reino de Nápoles. No século XVIII, passou a ser independente, sendo anexado ao Reino da Sardenha em 1860 e ao da Itália em 1861. Nessa cidade, nasceram os Papas: Bonifácio V, Urbano VI, Bonifácio IX, Paulo IV, e Inocêncio XII.

Localizada no golfo de Nápoles, no Mar Tirreno, é um porto de grande importância e o principal centro industrial e comercial do sul do país. É, também, um centro turístico pois nos seus subúrbios localizam-se vários locais de interesse: o vulcão do monte Vesúvio, as ruínas de Pompéia e de Herculano e as ilhas de Capri e de Ischia. O seu centro histórico foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO.

Nápoles, nos dias de hoje, é reputada como sendo uma das cidades mais perigosas da Europa, por causa de sua elevada taxa de pobreza (32%) e a elevada taxa de criminalidade e desemprego. Todos os anos, ocorrem centenas de mortes causa das guerras de clãs dentro da máfia local, a Camorra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A1poles

Nenhum comentário:

Postar um comentário