Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

sábado, 26 de maio de 2012

Tratado Germânico - Imigração - Cidadania Italiana

Para quem estuda Cidadania ou Genealogia uma dica interessante:

No ano de 1815, após o Tratado de Viena, o Trentino foi anexado ao condado do Tirol. Daquele ano e até depois da Grande Guerra – para ser mais exato, até 31 de dezembro de 1923 –, os registros de nascimento foram conservados junto às Paróquias, as quais também funcionavam como cartório.

Muitos livros perderam-se, mas os que restaram foram microfilmados, na metade dos anos oitenta, para facilitar a consulta.

Agora, os dados de cada pessoa (cerca de 1,28 milhões) foram compilados, através de trabalho que levou diversos anos, num “Índice” que colocamos à disposição dos estudiosos e daqueles que queiram reconstruir a história da própria família. (vide no link abaixo)


Tratado Germânico: os cidadãos italianos nascidos na região de Trento; esta região foi invadida pela Áustria, e todos os italianos que lá permaneceram, voltaram a ser italianos, e os que vieram para o Brasil antes de 1920, perderam a cidadania, passaram a ser Austríacos.

Fonte: Boletim do 3° RDT, publicação mensal do Terceiro Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas - ano X, julho de 1996, número 112.

Por isso os brasileiros descendentes de italianos nessas condições não podem requerer e nem adquirir a cidadania italiana. Porém, é preciso estudar cada caso. Para quem quiser saber um pouco sobre como adquirir a Cidadania Italiana, consulte meu blog:


Depois da Primeira Guerra Mundial o Mapa da Europa se modificou muito. O Tirol, belíssima por sua história e por suas paisagens acabou sendo dividido em dois: O Norte do Tirol passou a fazer parte da Áustria e o Sul do Tirol passou a fazer parte do Norte da Itália. Assim também a gloriosa Prússia. A última capital da Prússia foi Berlim e os dois soberanos foram a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e a Casa von Hohenzollern. A Prússia foi abolida, de fato, pelos nazistas. Uma parte da Prússia passou a pertencer à Alemanha e a outra parte passou a ser da Polônia. Dessa forma, e através de tratados de guerra os paises europeus se modificaram, alterando a sua legislação e por conseqüência os direitos de cidadania.

A Itália antes de 1861:

Para efeito de estudo, apresento como estava dividida a Itália antes do ano de 1861:

1) Reino do Piemonte – Capital: Turim – Situação política: Reino do Piemonte (Victor Emanuel I, conde de Cavour como 1° ministro)

2) Lombardia – Capital: Milão – Situação política: Província do Império Austro-Húngaro (Dinastia Habsburgo)

3) República de Veneza – Capital: Veneza – Situação política: Governo dos Doges, tutelada pelo Império Austro-Húngaro

4) Reino das Duas Sicilias – Capital: Nápoles – Situação Política: Reino dos Bourbons (ramo espanhol)

5) Estados Pontifícios – Capital: Roma – Situação política: Governo do Papado

6) Grão-ducado da Toscana – Capital: Florença – Situação política: Grão-duque D’Áustria

7) Ducado de Parma – Capital: Parma – Situação política: Duque de Parma

8) Ducado de Módena – Capital Módena – Situação política: Duque de Módena

Nenhum comentário:

Postar um comentário