Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saudade e a origem da letra itálica

De dentro do avião eu olhava para baixo e, em meu coração, me despedia daquela terra abençoada da Itália. Estava saindo de Roma em direção à Sevilha, na Espanha. Um pensamento me inquietava: não conseguia pronunciar saudade em italiano. Somente depois eu vim a saber que a palavra saudade só existe no idioma português. Quantos sentimentos juntos a palavra saudade agrega. Tanta coisa dita numa só palavra: saudade. Hoje eu escrevo saudade em itálico, lembrando que até na arte de escrever Veneza deu sua contribuição: o ITÁLICO.

Essa arte de escrever com as letras um pouco deitadas para a direita, que presume a pressa de quem a escreve, fez surgir um tipo de letra nova, denominada Itálico.

O mundo já conheceu várias formas de escritas. Antigamente havia até escolas de caligrafias onde se aprendia a letra tipo bastão, a letra de forma, a letra corrida, a letra desenhada, a letra decorada, etc. Até uns anos atrás a letra gótica era usada pelos povos germânicos nos seus livros.

Lembro-me que havia até um caderno especial de caligrafia, onde se praticava os inúmeros exercícios que a professora dava para se aprender os diversos tipos de letras.

O estilo de caracteres denominado Itálico foi inventado pelo veneziano Teobaldo Manuzio em 1501 (Dica do Word), e começou a ser usado na França 1557.

O alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo. Utilizado pelos romanos a partir do século VII a. C., derivou do alfabeto etrusco, que por sua vez evoluiu a partir do alfabeto grego.

Essas letras servem para escrever a língua portuguesa e a maioria das línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus. Ao longo dos séculos XIX e XX, o alfabeto latino tornou-se também o alfabeto preferencialmente adotado por um número considerável de outras línguas, em especial pelas línguas indígenas de zonas colonizadas por europeus que não tinham sistemas de escrita próprios.

Itálico é um tipo de letra, que utiliza caracteres cursivos, e que pode ser aplicado em quase todos os outros tipos de letra.

Cursivo é o nome que se dá a qualquer estilo de escrita à mão projetada para a agilidade na escrita. Nas línguas que utilizam os alfabetos latino e cirílico as letras da palavra são geralmente ligadas umas às outras, o que permite que a palavra inteira seja escrita com um único traço. Em português, esta escrita pode ser denominada de escrita à mão.

As letras cursivas costumam ser bastante diferentes das suas equivalentes impressas ("letras de forma"). Na cursiva hebraica e na cursiva romana, as letras não costumam ser conectadas.

Não há uma regra gramatical quanto ao uso do estilo de fonte itálico. Contudo, no Brasil, as normas ABNT recomendam o emprego do itálico para destacar palavras ou frases em língua estrangeira.

fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_latino

http://pt.wikipedia.org/wiki/It%C3%A1lico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Letra_cursiva

Dicas úteis do Word

Um comentário:

  1. Acredito que quase ninguém sabe da origem veneziana do formato itálico das letras. Importante, principalmente para profissionais da comunicação que usam o recurso aleatoriamente.

    ResponderExcluir