Este Blog conterá a história de minha família, bem como narrações de fatos pitorescos e interessantes ocorridos pelas gerações. Famílias: Addeu e Miorin (famílias ascendentes: Addeo, Naddeo, Nadeu, Sabbeta, Corsini, Bacete, Doratiotto, Visentin, Gaeta, e outras). Acima estão as montanhas de pedras brancas dolomíticas. Maravilha do norte da Itália. Se quiser falar comigo, abaixo das postagens, clique em comentário e deixe sua mensagem.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sotaque do Bairro da Mooca


Dizem que São Paulo tem um modo todo próprio de falar pela influência da imigração italiana. Especialmente no bairro da Mooca, para onde foram muitos imigrantes italianos e deixaram uma infinidade de descendentes que fazem questão de manterem a tradição de suas famílias. Comidas e festas típicas, clubes e associações, de tudo tem na Mooca; até um “sotaque” todo próprio. Segundo noticiou o Jornal “Folha de São Paulo” de 05 de junho de 2011, sob o Título: “Sotaque da Mooca pode virar patrimônio imaterial de SP”, o noticiário nos informa:

O "cantado" modo de falar da Mooca, bairro da zona leste de São Paulo, [...] pode se tornar o primeiro bem imaterial protegido da cidade. Está no Conpresp (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico) um pedido para transformar o "mooquês" em patrimônio de São Paulo. A idéia é registrar e preservar esse jeito peculiar de falar de parte dos paulistanos. "Fico maravilhada com a ideia", afirma Crescenza Giannoccaro de Souza Neves, presidente da Associação Amo a Mooca.
Ela faz, porém, uma ressalva sobre uma característica atribuída ao modo de falar dos moradores do bairro: a falta de "s" nos plurais.
"Os imigrantes, quando chegaram, tinham dificuldade de dizer os plurais, pois era diferente da língua deles. Nós, descendentes, também falamos cantado, mas usamos bem os plurais." [...]
Crédito da foto:
http://olhonamooca.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário